Há alguns dias recebi o direcionamento por parte do Senhor sobre o título desse texto. No mesmo instante que me veio ao coração essa pergunta, Deus me deu a resposta.
Você sabe qual a diferença entre “pagar pra ver” e “pagar o preço”? É de despertar no mínimo uma indagação, não é mesmo?
Pagar pra ver é tudo que nos afasta de Deus. É querer lutar com a força do próprio braço, andar conforme a nossa pseudo sabedoria humana, achar-se autossuficiente muitas vezes, é crer - erradamente - que estamos no controle de determinada situação. Pagar pra ver é uma atitude arrogante. Pode nos fazer chegar a torcer pela queda do nosso semelhante, é “apostar” negativamente na vida de alguém. E em alguma ocasião, pensar que triunfamos diante daquilo que deveríamos nos afastar.
É mesquinhez, egocentrismo, egoísmo. É tolice, por acreditar que isso nos levará a algum lugar seguro. É enfadar-se pelo peso do fardo, justamente porque escolhemos pagar pra ver. É sufocante!
Em outra realidade nós enxergamos o ato de pagar o preço. E como este é recompensador! Pagar o preço é lançar fora tudo aquilo que nos faz pecar, é abrir mão da própria natureza e interesses para viver o propósito maior nas nossas vidas. É reconhecer nossas limitações e fraquezas, que somos totalmente dependentes de Deus e da manifestação do seu Espírito. É matar nosso próprio “eu” a todo momento, é esvaziar-se de tudo que desagrada ao Pai, é deixar-se ser moldado pelo Oleiro, mesmo que doa muitas vezes, é deixar-se ser lançado a fornalha para que o Fogo nos queime e nos purifique.
Veja o exemplo do diamante. No início do seu processo de transformação ele é apenas carbono, carvão sem valor. Passa então por altas temperaturas, pressão, grandes profundidades... E eis que, ao fim de centenas de anos, aquilo que era nada se torna pedra preciosa de alto valor e raridade.
Pagar o preço é tomar de volta a nossa cruz, é nos jogarmos aos pés de Cristo e aprender dia após dia a ser igual a Ele. Exatamente isso, é reconhecer que um dia Ele pagou o preço por cada um de nós. Ele nos viu diamantes antes mesmo de sermos carbono. Tomou sobre Si as suas e as minhas dores para que pudéssemos viver a vida eterna! Pagar o preço é saber que não somos nada e não vamos a lugar nenhum sem Ele na nossa vida, pagar o preço é morrer para nós mesmos para então viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus!
Taize Nobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário